“Uma Mente Brilhante” – Genialidade e Loucura
A filme “uma Mente Brilhante” foi lançado em 2001, é estrelado pelo ator Russel Crowe. Baseado em uma história real sobre a vida do matemático John Forbes Nash Jr. A narrativa mostra o retrato comovente de um gênio que lutou contra a esquizofrenia e deixou um legado inestimável para a matemática.
Trama
John Nash entrou para a faculdade em Princeton e viveu atormentado durante um longo período, sem conseguir apresentar uma tese digna de sua genialidade. Além disso, John via seus colegas progredirem em suas formações acadêmicas, enquanto ele seguia travado sem avançar em seus estudos.
Contudo, certa noite em um bar com seus colegas, John tem uma brilhante ideia sobre a “Teoria dos Jogos”, que estuda as decisões racionais em situações de interação.
John Nash trabalhou na sua teoria arduamente até apresenta-la para seus professores, depois disso sua carreira foi um sucesso.
Então, John vai lecionar na faculdade onde conhece Alicia, depois de algum tempo eles se casam. Porém, passado algum tempo John é convidado pelo governo para ajudar a decifrar códigos militares, e seu trabalho chama a atenção de outro oficial que o convence a procurar mensagens escondidas em publicações de revistas e jornais.
Com isso, John começa a mudar seu comportamento, fica paranoico e pensa que sua vida está em risco. Alicia fica desesperada vendo John se descontrolar e ficando agressivo, então ela procura ajuda e seu marido é diagnosticado com esquizofrenia.
O filme retrata de forma comovente a ascensão do matemático, seu casamento, e sua vida imaginária onde ele é uma peça importante para ajudar o governo a desvendar conspirações e ameaças terroristas.
Gradualmente a narrativa do filme nos leva aos delírios e ao isolamento de Nash, enquanto ele luta com tratamentos e medicações durante anos para controlar sua doença mental.
Direção
A direção do filme é de Ron Howard, que com muito talento e sensibilidade conduz as cenas de forma intensa e emocionante, o diretor conseguiu dar emoção ao filme cativando a quem o assiste. Ron explora a mente perturbada de John Nash de uma maneira humana e cativante, e nos faz refletir sobre o sofrimento e desafios diários de quem é acometido pelo mal da esquizofrenia. Trabalhando em conjunto com recursos visuais e sonoros, o diretor cria um clima de suspense e mistério durante as cenas. Além disso, o filme tem um equilíbrio entre os momentos mais tensos e dramáticos com algumas cenas de humor.
Elenco
O ator Russel Crowe interpreta o matemático John Nash, com um trabalho solido e cativante o ator traz para a tela trejeitos, modo de andar e expressões marcantes para o personagem, sua interpretação é fantástica. A atriz Jennifer Connelly fez o papel da esposa Alicia Nash, com muito talento ela se mostra forte e dedicada ao marido durante todas as cenas, a atriz ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por seu papel.
O elenco de apoio formado por Ed Harris, Paul Bettany e Christopher Plummer, também é brilhante e apresentam interpretações solidas e marcantes.
Conclusão
O filme “Uma Mente Brilhante” ganhou 4 Oscar’s e recebeu mais 5 indicações. Com uma história cativante o filme nos inspira e emociona ao mesmo tempo. Além disso, durante a narrativa vemos a importância do autocontrole e do apoio da família para superarmos os desafios da vida. Mesmo com suas limitações, John Nash seguiu em frente assumindo sua doença publicamente e lutando contra ela, até conseguir conviver com seus problemas mentais e levar uma vida normal. O filme mostra uma direção impecável, produção de alta qualidade e um elenco de estrelas, é uma belíssima obra que deve ser assistida por todos.
Divirtam-se.
Lançamento
2001
Gênero
Drama
Disponível
Mercado Play
Elenco
Russell Crowe, Jennifer Connelly, Ed Harris, Paul Bettany, Christopher Plummer, Josh Lucas, Adam Goldberg, Judd Hirsch
Direção
Ron Howard
Produtores
Ron Howard, Brian Grazer