“Sombras da Noite” – Assustadoramente Divertido
O filme “Sombras da Noite” é uma adaptação de uma série de TV gótica dos anos 1960. Nessa nova versão para o cinema, a história é ambientada em um mundo sombrio e fantasioso, onde vampiros e bruxas coexistem em meio a segredos e mistérios. A produção conseguiu misturar com competência elementos clássicos com o contemporâneo, o que deixa o filme muito mais interessante ao espectador.
Trama
A narrativa do filme gira em torno do protagonista Barnabas Collins, interpretado por Johnny Depp, ele é um vampiro que esteve aprisionado em um caixão por 200 anos, mas por sorte a obra de uma construtora começou a escavar o local onde seu caixão estava enterrado e ele conseguiu se libertar. Ele então procura o caminho de volta a mansão de sua família, e ao chegar ele encontra o lugar decadente e os descendentes da família arruinados financeiramente. O choque cultural após 200 anos é um fator divertido no filme, pois ele se liberta em 1972, e sua adaptação será muito anormal.
Enquanto ele tenta se adaptar aos novos tempos coisas estranhas começam a acontecer e assombrar a mansão Collins, é nesse ponto que segredos obscuros começam a ser revelados. Com doses de humor e sarcasmo ácidos, a história se desenrola em uma sequencia de eventos desastrosos onde a personagem da bruxa Angelique Bouchard, uma antiga paixão de Barnabas, faz da vida da família Collins um inferno.
Direção
O diretor Tim Burton é um veterano experiente quando o assunto é o gótico e o excêntrico, no filme “Sombras da Noite” mais uma vez ele deixou sua marca inconfundível, criando uma estética visual rica e singular, em um mundo sombrio, macabro e com elementos visuais marcantes. A mansão dos Collins tem corredores longos e escuros e sua mobília é antiga e desgastada, refletindo a decadência da família que já foi a mais rica e importante da cidade. Com uma atmosfera gótica e a fotografia com cores saturadas e contrastes acentuados o cenário se intensifica e cria uma sensação de mistério e suspense.
Produção
A produção do filme caprichou nos elementos visuais do filme, com cenários exuberantes e figurinos impecáveis baseados na moda da década de 1970, o que nos leva a uma viagem pelo mundo gótico de “Sombras da Noite”.
O cuidado com os efeitos visuais também foram um ponto chave no filme, a transformação de Barnabas em vampiro, por exemplo, é uma sequência marcante de imagens com maquiagem e efeitos impecáveis. A equipe de efeitos visuais criou uma figura fantástica e icônica, tudo isso em cenários surrealistas que complementam a estética do filme.
Elenco
Com destaque para Johnny Depp que entrega uma performance memorável interpretando o vampiro Barnabas Collins, ele mistura elegância e excentricidade. Também merece destaque a atriz Michelle Pfeiffer na pele da matriarca da família Collins, Elizabeth é uma mulher fria que esconde segredos, sua interpretação mostrou grande versatilidade tornando a personagem complexa e fascinante.
Conclusão
O filme “Sombras da Noite” merece ser visto por todos os amantes de cinema e do gênero de terror gótico, sem falar que a produção é cheia de referências e homenagens a cultura pop, o que deixa nossa experiencia mais envolvente e prazerosa. Com uma estética visual rica, um elenco talentoso e uma história muito divertida, o filme é com certeza um prato cheio para quem gosta de bons filmes.
Divirtam-se.
Lançamento
2012
Gênero
Terror, Comédia
Disponível
MAX
Elenco
Johnny Depp como Barnabas Collins
Michelle Pfeiffer como Elizabeth Collins
Eva Green como Angelique Bouchard
Chloë Grace Moretz como Carolyn Stoddard
Bella Heathcole como Victoria Winters
Helena Bonham Carter como Dra. Julia Hoffman
Jonny Lee Miller como Roger Collins
Gully McGrath como David Collins
Direção
Tim Burton
Produtores
Graham King, Johnny Depp, Richard D. Zamuck, Christi Dembrowski, David Kennedy, Katterli Frauenfelder