Quando o Sobrenatural Aterroriza uma Cidade
Primeiramente, a série foi criada por Mike Flanagan, conhecido pelos sucessos “A Maldição da Residência Hill” e “A Maldição da Mansão Bly”. Com isso, esta série de 2021 aborda temas como a fé, redenção e o impacto das ações passadas em nossas vidas.
A Trama e Seus Personagens
A história de “A missa da Meia-noite” nos trás um personagem que é assombrado pelo seu passado, ele é Riley Flynn (Zach Gilford), além disso, depois de passar algum tempo na prisão ele decide retornar a sua cidade natal, uma comunidade pequena e isolada numa ilha chamada Crockett Island. Ele procura por redenção e um novo propósito na vida.
No entanto, ao retornar ele encontra tudo muito diferente, seus amigos e família o recebem bem mas ainda sim ele não se sente totalmente acolhido e fica meio deslocado. Contudo, a chegada de um carismático padre, Paul Hill (Hamish Linklater), também trás novos ares para a comunidade.
Além disso, o padre faz alguns milagres inexplicáveis que acabam por revitalizar a fé das pessoas, contudo e possível perceber que os milagres cobram um preço e é notável que o padre guarda alguns segredos e mistérios obscuros consigo. Ao longo da série a tensão e o suspense vão crescendo e alguns segredos começam a ser revelados.
Redenção
Riley Flyn busca sua redenção pelos erros do passado, mas outros personagens também tem seus próprios fantasmas e demônios pessoais. A série apresenta de forma brilhante como a fé pode transformar as pessoas e trazer alento e salvação, mas também explora muito bem o lado distorcido e manipulador da fé através das pessoas que se dizem religiosos.
Um exemplo disso é o padre Paul que passa uma imagem altruísta levando a cura e a juventude as pessoas doentes, mas por outro lado essas bençãos vem acompanhas de um custo terrível. Aos poucos os habitantes da ilha começam a perceber que existe uma fina camada invisível separando o bem e o mal e que as vezes é difícil distinguir um do outro.
Atmosfera de Suspense e Terror
O fato de tudo se passar em uma ilha isolada contribui com a sensação de que algo sinistro e assustador está acontecendo. A cinematografia, os ângulos de câmera e a trilha sonora fecham o conjunto da obra passando para o espectador a tensão dos eventos retratados nos episódios.
Além disso a narrativa e o roteiro foram muito bem elaborados para dar ritmo a história, dessa forma o espectador sente o desejo de continuar na poltrona para acompanhar o desenrolar da história.
Tema e Mensagem
“A Missa da Meia-Noite” aborda a complexidade da fé e da religião e como as pessoas podem manipular e serem manipuladas através de sua fé. A série também explora o contexto da comunidade e dos perigos do fanatismo religioso. Cada personagem de forma isolada tem que enfrentar seus medos e conflitos pessoais.
A série também nos faz avaliar as consequências das escolhas individuais e o que o desespero e a necessidade de redenção pode fazer com as pessoas. A luta pelo bem e o mal é muito bem explorada na série e podemos perceber que nem tudo é só preto ou branco.
Essa série foi muito bem aceita pelos fãs de terror e elogiada por críticos e público. Trazendo o tema da fé e das necessidades e fraquezas humanas, a moralidade e como as escolhas erradas podem nos levar a ruina, tudo isso aliado a luta entre o bem e o mal.
Conclusão
“A Missa da Meia-Noite” é muito bem construída e produzida nos levando além do simples entretenimento, nos faz pensar e nos desafia a analisarmos as questões sobre moralidade, fé e redenção, tudo isso num clima de terror e tensão.
Com uma produção excelente, ótimos efeitos, uma atmosfera opressiva, personagens cativantes e atuações de alto nível, destaque para a atriz Samantha Sloyan(Bev Keane), essa série merece sua atenção, por isso se acomode na sua poltrona, desligue o celular e aproveite para maratonar todos os episódios.
Divirtam-se
Lançamento:
2021
Gênero:
Terror, Suspense, Drama
Disponível:
Netflix
Elenco:
Zach Gilford como Riley Flynn
Kate Siegel como Erin Greene
Hamish Linklater como Padre Paul Hill
Samantha Sloyan como Bev Keane
Rahul Cohli como Sherife Hassan
Direção:
Mike Flanagan