“O Colecionador de Ossos” – Um Serial Killer Implacável
O filme “O Colecionador de Ossos” foi lançado em 1999, e tem uma ambientação sombria e complexa. Explorando a mente de um assassino em série que choca uma policial novata. Com um elenco de primeira e um roteiro envolvente, esse thriller psicológico virou um clássico que explora a morte, obsessão e a luta pela sobrevivência.
Trama
A narrativa do filme gira em torno do ex-policial Lincoln Rhyme, ele é um gênio criminalista que sofreu um trágico acidente e ficou tetraplégico. Depois disso ele vive preso em uma cama de hospital. Apesar disso, ele enfrenta a luta contra depressão e pensamentos de eutanásia, mas um novo caso surge e chama sua atenção. Rhyme se depara com um assassino que o tira de seu estado de inercia e o traz de volta a ativa, um serial killer que deixa pra trás rastros de ossos e pistas enigmáticas.
Nesse cenário surge a policial Amelia Donaghy, ela é chamada para uma averiguação de rotina e se depara com a cena de um dos crimes do serial killer, com um bom conhecimento sobre pericia ela consegue separar provas e tirar fotos importantes para a investigação do caso. Com isso, Lincoln Rhyme vê em Amelia a chance de ter alguém para ir até as cenas dos crimes e ser seus olhos, dessa forma ela vai ajudá-lo a pegar o assassino.
Logo de inicio Lincoln e Amelia se estranham mas acabam trabalhando juntos, a química entre eles é um dos pontos altos do filme, Lincoln Rhyme com sua inteligência fora do comum e a intuição e força de Amelia Donaghy formam uma parceria ideal e improvável.
O assassino é astuto e se esconde nas sombras da cidade, suas vitimas são mortas com requintes de crueldade e tem partes de sua carne arrancadas. A medida que as investigações avançam, novas pistas surgem revelando a mente torturada do criminoso. Tudo isso é recheado de suspense e de uma ambientação cinza e sombria.
Temas
Apesar do suspense e da ação, o filme “O Colecionador de Ossos” também aborda temas profundos, como a fragilidade da vida e das pessoas, o valor da amizade mesmo em momentos difíceis e tortuosos, e a importância da esperança quando tudo já parece estar perdido. Também somos convidados a refletirmos sobre as adversidades que enfrentamos durante a vida e como podemos ter um novo proposito apesar das dificuldades.
Atuações
Denzel Washington e Angelina Jolie estão incríveis em seus papeis, ambos demonstram veracidade e muito personalidade em seus personagens, a química entre ambos é incrível, desde o começo do filme quando não se dão bem até o ponto onde um precisa do outro para seguir com as investigações, tudo é muito real e cativante.
Direção
Phillip Noyce foi muito preciso e eficiente na direção, ele construiu uma atmosfera tensa perfeita para a história do filme, com ambientes claustrofóbicos que enchem a tela, cenas de crimes chocantes que nos mantém grudados na poltrona até o último minuto. A fotografia e a trilha sonora também contribuem de forma incrível para nossa imersão aos acontecimentos, intensificando a experiencia do espectador.
Conclusão
O “Colecionador de Ossos” é um filme com um roteiro muito bem elaborado, narrativas cortantes e imagens chocantes, seus personagens são cativantes e mostram muita química entre si, sem dúvida é um filme imperdível para fãs do gênero.
Divirtam-se.
Lançamento
1999
Gênero
Crime, Terror, Suspense
Disponível
MAX
Elenco
Denzel Washington como Lincoln Rhyme
Angelina Jolie como Amelia Donaghy
Queen Latifah como Thelma
Leland Orser como Dr. Richard Thompson
Michael Rooker como Capitão Howard Cheney
Luis Guzmán como Detetive Eddie Ortiz
Direção
Phillip Noyce
Produtores
Martin Bregman, Louis A. Stroller, Michael Scott Bregman