“Carnival Row” – Uma História Cheia de Fantasia e Mistério
Antes de tudo, “Carnival Row”, é uma série original do Prime Vídeo e tem 2 temporadas, sendo a primeira temporada lançada em agosto de 2019. Além do mais, vale ressaltar que a série teve uma conclusão.
Dessa forma, a série mistura de forma única fantasia, mistério e dramas sociais. Ambientada em um mundo onde criaturas mitológicas coexistem com humanos, porém, essa convivência gera muitos atritos e nem sempre prevalece a harmonia entre ambos.
Por isso, Carnival Row se destacou entre outras séries, apresentando um visual deslumbrante e uma narrativa rica e envolvente focada em temas contemporâneos.
A trama
Inicialmente, somos transportados para uma cidade vitoriana fictícia chamada Burgo, onde seres mágicos conhecidos como “PIXIE” se refugiam após terem as suas terras destruídas pela guerra. Além disso, os pixie enfrentam discriminação e preconceito por parte dos humanos, vivendo em guetos e trabalhando em empregos subalternos.
Com isso, a história gira em torno de 2 personagens centrais, “Rycroft Philostrate” (Orlando Bloom), e “Vignette Stonemoss” (Cara Delevingne).
A princípio, Philostrate é um detetive encarregado de investigar uma série de assassinatos brutais, porém, ele guarda um segredo: Ele é meio-pixie, e precisa manter isso em segredo para não ser descriminado pela sociedade humana.
Por outro lado, temos Vignette, uma pixie fugitiva da guerra que agora vive no Burgo, ela reencontra Philostrate que era seu antigo amante.
Agora, enquanto a história avança a trama fica mais envolvente e misteriosa, descobrimos que existe uma conspiração que ameaça a frágil paz entre Pixie’s e humanos. Tanto Vignette quanto Philostrate se envolvem em um emaranhado de intrigas políticas, segredos pessoais e uma sociedade dividida, para descobrirem a verdade.
Entretanto, paralelamente a tudo isso, um ser desconhecido mata fadas e humanos indiscrimidamente, sem saber o que ele é ou deseja, o terror se instaura no burgo. Philostrate investiga os acontecimentos mas pensa que o assassino possa ser um humano.
Mensagem
Acima de tudo, Carnival Row não é apenas uma série que se limita a “fantasia”, ela explora de forma profunda temas sociais e políticos. Identidade e preconceito são temas presentes na narrativa da série. Durante o decorrer da história podemos ver como o medo e a ignorância podem levar a descriminação e ao conflito, por outro lado, também nos mostra como a compreensão e empatia são fundamentais para uma convivência pacifica.
Além disso, a série aborda a imigração, discriminação racial, desigualdade, corrupção e as intrigas políticas que perpetuam a desigualdade social. Frequentemente na série vemos os personagens convivendo com a injustiça social e o preconceito, sempre lutando contra um sistema que os oprime cada vez mais.
Direção e Produção
A direção mostrou muita competência em dirigir a obra, conseguiu equilibrar a temática, a história e a complexidade dos personagens com maestria, conduzindo os episódios em uma sequencia crescente de eventos até a conclusão da série. Ele ajudou a construir um mundo imersivo e convincente.
A produção é um show a parte, com um visual deslumbrante e uma caracterização absurda, somos carregados para dentro de um universo da época vitoriana gótica com paisagens sombrias, as ruas, a arquitetura, a luz, ambientação e figurinos são impecáveis. Além do mais, os efeitos visuais são impressionantes, dando vida a criaturas mitológicas.
Conclusão
Por isso, “Carnival Row” se destaca em combinar fantasia, mistério, e dramas sociais com muita competência. A sua narrativa é muito envolvente, os personagens são carismáticos e complexos, a ambientação é rica em detalhes e tem um clima opressivo e sombrio.
Portanto, “Carnival Row” é uma obra intensa e inesquecível que nos transporta para um mundo mágico cheio de fantasia e mistério, sem deixar de lado uma narrativa intrigante e envolvente que aborda temas importantes que merecem nossa reflexão.
Divirta-se
Lançamento
2019
Gênero
Drama, Fantasia, Suspense
Disponível
Prime Vídeo
Elenco
Orlando Bloom como Rycroft Philostrate
Cara Delevingne como Vignette Stonemoss
Jared Harris como Absalom Breakspear
Arty Froushan como Jonah Breakspear
Alice Krige como Haruspex Tsimani
David Gyasi como Agreus
Tamzin Merchant como Imogen Spurnrose
Karla Crome como Tourmaline
Indira Varma como Piety Breakspear
Direção
Thor Freudenthal, Anna Foerster, Andy Goddard, Jon Amiel
Produtor
Renè Echevarria, David Minkowski, Marc Guggenheim, Matthew Stillman, Jon Amiel,
Ian Deitchman, Kristin Rocinson, Travis Beacham, Gideon Amir, Alex Shevchenko,
Orlando Bloom