“O Último Samurai” – Uma Jornada de Honra, Lealdade e Coragem.
O filme “O Último Samurai” dirigido por Edward Zwick foi lançado em 2003, nele somos transportados para o Japão do século XIX. Nos apresentando uma narrativa rica em cultura, tradições, ação e reflexão sobre honra e modernidade.
Trama
O Capitão Nathan Algren, é um veterano de guerra que é constantemente atormentado pelas atrocidades de que fez parte. Nathan com sua experiencia e bravura é convocado para ir ao Japão e treinar o exército imperial Japonês, o que a principio seria uma tarefa simples e sem complicações.
Contudo, Nathan é capturado por guerreiros Samurai durante uma batalha e se torna prisioneiro do nobre e honrado Katsumoto. Nathan se assombra ao chegar na vila dos Samurais e se ver prisioneiro, mas fora de uma cela. Ele passara seus dias em cativeiro como convidado na casa da viúva do guerreiro que ele matou em batalha, sem entender o código de honra e valores que são um contraste forte com a sociedade ocidental onde ele sempre viveu.
Com isso, Nathan se mostra resistente, é agressivo e não contém seus instintos, mas com o passar dos dias e convivendo em meio a rotina daquela vila e seus habitantes, Nathan começa sua mudança de pensamento e comportamento. Inquieto e curioso ele observa, aprende e começa a ser treinado pelos Samurais, pouco a pouco ele se aproxima e admira cada vez mais a cultura e os costumes daqueles guerreiros. Sempre sob o olhar atento do líder Katsumoto, Nathan evolui fisicamente e espiritualmente, e o Samurai interessado em conhecer quem é seu inimigo o chama regularmente para conversarem e se conhecerem. Katsumoto explica como é a filosofia dos Samurais, fala sobre sua honra, lealdade, coragem e autodisciplina. Dessa forma, Nathan começa a se questionar e refletir sobre seu passado e os valores das sociedades ocidentais, é nesse ponto que ele encontra seu propósito que a muito estava perdido. Agora ele começara sua jornada de transformação e autoconhecimento.
Direção
O diretor Edward Zwick teve êxito em conduzir essa jornada histórica incrível, ele conseguiu demonstrar na tela com muita sensibilidade elementos completamente opostos, a brutalidade das batalhas sangrentas com a delicadeza das relações humanas.
Ele explorou paisagens deslumbrantes e cenários visualmente ricos e autênticos, nos conduzindo em uma viagem pela beleza e cultura do Japão do século XIX.
Sempre mesclando cenas de ação com momentos de calma e contemplação, numa dinâmica que mantém o publico envolvido pela história e seus personagens.
Produção
O filme “O Último Samurai” foi um projeto muito ambicioso e exigiu da produção um planejamento meticuloso. Com uma equipe dedicada foi possível recriar a atmosfera da época com autenticidade, foram construídos vilas e castelos com atenção aos detalhes arquitetônicos e culturais.
Gravando cenas no Japão e Nova Zelândia, foi capturado paisagens exuberantes e aproveitado terrenos ideais para a construção dos cenários espetaculares que recriaram a beleza e a grandiosidade do Japão.
Elenco
Para o elenco do filme foram selecionados atores de renome internacional, já conhecidos pelo grande público, e também talentos locais. Em conjunto todos entregaram interpretações memoráveis que ajudaram o filme a ser um grande sucesso.
Além disso, Tom Cruise deu vida a Nathan Algren, sua performance foi incrível. O ator conseguiu capturar a essência do personagem desde as primeiras cenas onde ele está perdido e sem rumo, e ao longo do filme faz sua transformação pessoal de forma muito cativante e intensa.
Já o Samurai Katsumoto, outra figura central no filme, foi interpretado pelo ator Ken Watanabe. O ator Japonês impressionou a todos com a interpretação do nobre líder dos Samurais, durante a história ele se torna uma espécie de líder espiritual e mentor de Nathan. Watanabe entregou uma performance intensa e verdadeira, transmitindo toda a emoção, determinação e sabedoria de seu personagem para o público, é emocionante.
Conclusão
Por isso, O filme “O Último Samurai” é uma obra-prima que traz uma mensagem marcante e nos leva a reflexão sobre a vida, honra e destino. Com atuações incríveis, belíssimas paisagens, direção e produção de alto nível, com certeza é um filme que deve ser assistido. Se você gosta de filmes de época com batalhas épicas, uma história envolvente e uma mensagem profunda, não pode deixar passar essa.
Divirtam-se.
Lançamento
2003
Gênero
Ação, Guerra
Disponível
MAX
Elenco
Tom Cruise como Nathan Algren
Ken Watanabe como Katsumoto
Hiroyuki Sanada como Ujio
Koyuki como Taka
Tony Goldwyn como Coronel Benjamin Bagley
Billy Connolly como Sargento Zebulon Gant
Snin Koyamada como Nobutada
Timothy Spall como Simon Graham
Masato Harada como Omura
Direção
Edward Zwick
Produtores
Tom Cruise, Edward Zwick, Marshall Herskovitz, Paula Wagner, Scott Kroopf, Michael Doven, Tom Elgelman