“A Hora do Espanto” – Um Clássico do Terror
O filme “A Hora do Espanto” foi lançado no ano de 1985 e é um clássico do gênero de terror. Com uma mistura de humor negro e elementos de filmes de terror antigos, o filme se tornou um marco na cultura pop da época.
Trama
A história gira em torno de personagem Charley Brewster, um adolescente que ama filmes de terror e assiste diariamente ao programa de TV “Fright Night”, comandado por Peter Vincent, caçador de vampiros. Quando numa noite Charley estava em seu quarto com sua namorada Amy, ele percebe uma movimentação estranha na casa vizinha, um caixão está sendo transportado para o porão da casa.
Intrigado com seus novos vizinhos Charley começa a vigia-los da janela de seu quarto usando um binóculo, é aí que ele vê Jerry Dandridge ameaçar morder o pescoço de uma mulher, mas ao perceber que estava sendo observado ele fecha a persiana da janela. No dia seguinte o noticiário da TV apresenta a noticia de uma mulher desaparecida, era essa a mesma mulher que estava com seu vizinho na noite anterior.
A partir daí Charley se convence de que seu vizinho é na verdade um vampiro, e tenta provar a qualquer custo, o problema no entanto, é que o vampiro começa a persegui-lo e ameaça-lo. É nesse ponto que aparece a figura do apresentador de TV, caçador de vampiros, Peter Vincent.
Direção
O diretor do filme foi Tom Holland, ele fez sua estreia como diretor nesse filme. E por sua competência conseguiu emplacar um grande sucesso de bilheteria. O filme se tornou um clássico de terror e comédia, equilibrando sempre os momentos de suspense misturados com humor negro, efeitos visuais práticos bem executados e uma narrativa muito envolvente.
Produção
Com um orçamento modesto e uma equipe dedicada e talentosa, a produção do filme teve muita criatividade e engenhosidade para conseguir criar uma atmosfera de terror e suspense durante todo o filme, tanto os efeitos especiais são um exemplo de como a força de vontade pode superar as limitações orçamentárias e apresentar um trabalho final de ótima qualidade. Utilizando técnicas simples e eficazes as criaturas apresentadas no filme surpreendem e assustam aos espectadores. O trabalho de maquiagem foi muito bem executado e caprichado, se aproveitando dos recursos visuais disponíveis e se valendo da narrativa inteligente, a produção conseguiu entregar uma obra digna do sucesso que obteve.
Elenco
A qualidade das atuações e a construção de cada personagem contribuiu muito para o sucesso do filme. William Ragsdale interpretou o protagonista Charley Brewster com uma performance convincente, transmitindo a angústia de seu personagem durante a história.
Já o ator Chris Sarandon que interpretou o vampiro Jerry Dandridge, construiu um personagem que era assustador e sedutor ao mesmo tempo, se tornando um predador cruel durante o filme, sua atuação teve muito mérito.
O caçador de vampiros Peter Vincent foi interpretado pelo ator Roddy McDowall, sua atuação foi memorável, ele assumiu o desafio de ser um apresentador de TV que de repente se vê obrigado a viver na vida real o personagem que interpretava em seu programa.
Conclusão
“A Hora do Espanto” atravessou décadas e ainda hoje é assistido pelas novas gerações, o filme que se tornou um clássico do terror influenciou e inspirou vários cineastas em suas obras. Sua combinação de elementos de terror com humor negro ainda é interessante e cativante ao público dos dias de hoje. Se você gosta de filmes de terror e admira os clássicos mais antigos, com certeza tem que assistir esse filme incrível.
Divirtam-se.
Lançamento
1985
Gênero
Terror, Comédia
Disponível
MAX
Elenco
William Ragsdale como Charley Brewster
Chris Sarandon como Jerry Dandridge
Roddy McDowall como Peter Vincent
Amanda Bearse como Amy Peterson
Dorothy Fielding como Judy Brewster
Stephen Geoffreys como Ed Thompson (Evil)
Jonathan Stark como Billy Cole
Direção
Tom Holland
Produtores
Herb Jaffe