“Alien: Romulus” – Aterrorizante e Claustrofóbico
A história do filme “Alien: Romulus” se passa no ano de 2142, entre os eventos do primeiro filme de 1979 “Alien, o Oitavo Passageiro” e o segundo filme da franquia de 1986, “Aliens, O resgate”.
Nesse thriller acompanhamos um grupo de jovens colonizadores espaciais que tentam roubar equipamentos de criostase numa estação espacial abandonada chamada Renaissance, que é composta por dois módulos, Romulus e Remus.
Trama
A narrativa de Alien: Romulos leva o grupo de jovens a explorarem as profundezas de uma estação espacial abandonada, porém, durante a sua busca eles se deparam com uma forma de vida alienígena aterrorizante, implacável e mortal. Enquanto o grupo se aventura nas profundezas da estação, a tensão e o suspense vão aumentando gradualmente, cada vez mais o perigo se torna eminente.
A simplicidade e eficácia da narrativa são o destaque do filme, o diretor optou por uma abordagem mais direta focada em entregar uma experiência visceral e assustadora, sem se perder em muitos diálogos e cenas desnecessárias. Tudo se desenrola de forma gradual, enquanto a tensão vai aumentando e os horrores da estação Romulos vão se revelando aos poucos.
“Alien: Romulos” consegue trazer de volta aquele brilho nostálgico dos filmes anteriores, focado na essência dos primeiros longas originais tão icônicos, tudo isso sem perder a chance de trazer novos elementos inovadores para a franquia.
Personagens
Nesse filme não temos personagens tão complexos e com abordagens profundas como nos outros filmes da franquia, toda a temática do filme fica focada nos acontecimentos e em entregar uma experiencia tensa e assustadora, mesmo assim os atores conseguiram construir personagens carismáticos e envolventes, o que nos permite criar uma conexão com cada um deles, e ficarmos torcendo por sua sobrevivência.
Direção
O filme é dirigido por Fede Álvarez, que conduziu as cenas com dedicação e maestria, o diretor uruguaio entregou uma experiência cinematográfica incrível aos amantes da franquia ALIEN.
A estética visual do filme tem uma atmosfera claustrofóbica e tensa, a paleta de cores escuras e a iluminação criam uma sensação de constante ameaça e suspense.
Com muita competência o diretor conseguiu dos atores performances muito convincentes e realistas de um elenco ainda jovem e sem muita experiencia. Os personagens transparecem nas cenas todo o medo e angustia com muito realismo e autenticidade, podemos perceber no olhar dos atores o pavor e o medo saltarem de suas orbitas.
Conclusão
O filme “Alien: Romulos” é muito solido e se conecta de forma única com toda a franquia de filmes, capturando a essência da obra original com sua atmosfera escura, assustadora e claustrofóbica, suas criaturas aterrorizantes e letais estão incrivelmente realistas e perturbadoras. O diretor Álvarez respeitou a obra de Ridley Scott, e conseguiu agradar aos fãs antigos dos primeiros filmes, e também aos que estão tendo seu primeiro contato a franquia.
Embora, a trama seja simples o filme é muito consistente e preciso em entregar o que os espectadores esperam sem muita enrolação, o suspense, a tensão e o medo estão escancarados e nos mantem imóveis presos a poltrona.
Além disso, o filme não é uma cópia dos filmes anteriores, ele traz uma visão nova que explora novos aspectos da mitologia Alien e oferece um final surpreendente.
Com toda certeza é um filme que vale a pena ser assistido por sua produção impecável e história tensa e cheia de terror e suspense. Se você já é fã ou mesmo se ainda não conhece a franquia, mas gosta de filmes claustrofóbicos, vai gostar muito de Alien: Romulos.
Divirtam-se.
Lançamento
2024
Gênero
Terror, Ficção Científica
Disponível
Disney +
Elenco
Cailee Spaeny como Rain Carradine
David Jonsson como Andy
Archie Renaux como Tyler
Isabela Merced como Kay
Spike Fearn como Bjorn
Aileen Wu como Navarro
Direção
Fede Álvarez
Produtores
Ridley Scott, Michael A. Pruss, Walter Hill