“O Resgate do Soldado Ryan” – Uma Jornada Heroica Durante a Segunda Guerra Mundial
O filme “O Resgate do Soldado Ryan” se passa na Segunda Guerra Mundial, durante a invasão dos aliados na Normandia, quando um grupo de soldados norte-americanos são enviados para trás das linhas inimigas, com a missão de resgatar um soldado. Contudo, a importância da missão se dava ao fato de que os três irmãos desse soldado já haviam sido mortos na guerra, sendo assim, restava ao exército salvar a vida do último filho da família, esse era o Soldado Ryan.
Narrativa
Desde já, vale ressaltar que a narrativa do filme é muito rica e complexa, vai além das armas e da selvageria da guerra, com muita competência o diretor nos envolve em uma reflexão sobre a guerra, a vida e a condição humana.
Inicialmente, o filme tem uma das melhores aberturas do cinema, retratando com fidelidade o desembarque das tropas nas praias da Normandia. Assim, logo o grupo de soldados liderados pelo Capitão John H. Miller, recebem a missão central e quase impossível de resgatar o Soldado Ryan, cujo os três irmão já haviam falecidos em combate na guerra. A principio uma tarefa simples serve como ponto de partida para o foco da história, sendo assim, a jornada do grupo de soldados começa repleta de desafios, perdas e o amadurecimento forçado dos soldados envolvidos na missão.
A Jornada
Contudo, durante o caminho os soldados norte-americanos e o Capitão Miller, precisam enfrentar o terror da guerra a cada passo da jornada, a incerteza sobre o futuro da missão, a angústia das perdas dos amigos durante as batalhas, e as intensas batalhas travadas pelo grupo levam todos a reflexão sobre o sentido da vida, e sobre a humanidade de cada indivíduo.
O filme apresenta todo o realismo e a brutalidade da guerra, com cenas de violência explícita que impactam os espectadores. Por outro lado, podemos ver a camaradagem e a relação entre os soldados que criam um vinculo de amizade, o sacrifício de todos em meio ao caos da guerra acaba criando um elo eterno entre os soldados.
Tudo que eles são obrigados a passar cria traumas permanentes, que os levam a ter pesadelos constantes, flashbacks e comportamentos obsessivos, mesmo após as batalhas os seus sacrifícios deixam marcas profundas.
Direção, Produção e Cinematografia
“O Resgate do Soldado Ryan” é um filme impactante, não apenas por sua narrativa, suas realizações técnicas também são brilhantes. A direção de Steven Spielberg foi muito meticulosa, e aliada a cinematografia inovadora criaram uma experiência cinematográfica visceral incrível.
O diretor quis nos apresentar a guerra de forma crua e realista, com toda sua força e violência, com filmagens e sons muito intensos e imersivos somos colocados no meio da batalha.
A cinematografia utilizou principalmente a luz natural para crias cenas mais realistas, com imagens muitas vezes suja e granulada, o que ajudou a criar a sensação de caos e desespero nas batalhas.
Atuações
O desenvolvimento dos personagens foi muito assertivo, explorando suas motivações, medos, angustias e relações, valorizando o emocional individual dos personagens tanto quanto a ação das cenas.
Em especial o ator Tom Hanks deu vida ao Capitão Miller, com sua personalidade cheia de nuances e complexidade.
Produção
A equipe de produção foi muito competente ao dar toda a autenticidade das cenas de batalha, com equipamentos e armas muito bem retratados nas imagens, os efeitos especiais foram usados com muita sabedoria e perspicácia, criando cenas de guerra realistas e impactantes.
As locações usadas nas filmagens foram de vários países incluindo, França e Irlanda, o que imprimiu ainda mais realismo as cenas.
Conclusão
“O Resgate do Soldado Ryan” é uma obra-prima no gênero de filmes de guerra, com sua narrativa envolvente e atuações memoráveis, o filme nos faz questionar sobre o valor da vida.
Além disso todo realismo capturado pelas câmeras faz do filme uma experiencia única, se você gosta de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, e com uma ótima história, com certeza vai adora esse.
Divirtam-se
Lançamento
1998
Gênero
Guerra, Ação
Disponível
Mercado Play
Elenco
Tom Hanks como Capitão John H. Miller
Matt Damon como James Francis Ryan
Tom Sizemore como Sargento Michael Horvath
Vin Diesel como Adrian Caparzo
Edward Burns como Soldado Richard Reiben
Barry Pepper como Soldado Daniel Jackson
Jeremy Davies como Cabo Timothy Upham
Direção
Steven Spielberg
Produtores
Mark Gordon, Ian Bryce, Bonnie Curtis, Gary Levinsohn, Steven Spielberg