“A Vigilante do Amanhã: Ghost In The Shell” – Uma Imersão em um Futuro Cibernético
Inicialmente, vemos um futuro próximo onde a tecnologia cria aperfeiçoamentos cibernéticos para humanos, com isso estamos cada vez mais próximos de nos tornarmos máquinas.
O filme apresenta a Major Motoko Kusanagi, uma agente especial cibernética que trabalha para a seção 9, uma organização de elite.
A Trama
Nesse futuro a humanidade se confunde com a inteligência artificial, a Major é um organismo cibernético com um cérebro humano implantado, ela é uma arma secreta altamente letal. Com habilidades sobre-humanas ela consegue realizar coisas que nenhum humano seria capaz.
A narrativa aborda as questões humanas da Major, que aos poucos começa a se questionar sobre sua existência. Quando ela começa a investigar uma série de crimes misteriosos envolvendo um terrorista conhecido como “Kuse”, ela acaba se deparando com uma conspiração que envolve sua criação. Enquanto a investigação avança segredos começam a ser revelados e nada é o que parece.
Em busca de verdade a Major vai precisar confrontar seu lado humano e explorar sua própria consciência. A Major chega em um ponto onde precisa escolher entre a organização pra quem trabalha e descobrir a verdade sobre quem ela é realmente.
Enredo
Durante o filme, diversos desafios aparecem enquanto Hackers e criminosos abusam da tecnologia. Kuse é o Hacker mais habilidoso e consegue invadir mentes cibernéticas para realizar missões criminosas e expor os segredos mais sombrios das maiores corporações de tecnologia.
A princípio, Kuse é apenas mais um criminoso, mas ao longo da trama o enredo mostra que suas intensões tem um propósito específico e mira a organização onde a Major opera.
Pessoas envolvidas em projetos cibernéticos mais avançados são assassinadas ou expostas, criando um clima de tensão e suspense no filme.
Novas descobertas levam a Major a se aproximar mais do mistério de sua verdadeira identidade. Eventualmente ela começa a perceber que tudo está interligado com a Hanka Robotics, empresa responsável pelo seu projeto e a vários outros projetos cibernéticos.
Tema
“A Vigilante do Amanhã” aborda questões relevantes nos dias de hoje, sobre a relação entre humanos, máquinas e inteligência artificial. O filme retrata como a tecnologia pode manipular a vida das pessoas sem que elas percebam, e também mostra como aos poucos vamos perdendo nossa essência humana.
O filme também nos apresenta a ética por trás da inteligência artificial, como as empresas podem manipular suas máquinas para obter vantagens e terem mais lucros. A narrativa mostra a importância de avaliarmos melhor o avanço descontrolado da tecnologia frente as relações humanas.
Direção
O Diretor Rupert Sanders imprimiu uma estética futurista impressionante ao filme, também inseriu muitas cenas de ação bem ensaiadas e coreografadas com realismo impressionante. Ele conseguiu nos levar para um cenário visualmente deslumbrante.
Conclusão
“A Vigilante do Amanhã: Ghost In The Shell” nos apresenta um mundo com visual incrível e futurista, somos transportados para uma realidade dominada pela tecnologia sem limites. O filme tem muita ação e uma narrativa muito envolvente e bem desenvolvida, a atriz Scarlett Johansson brilha no papel da Major, ela conseguiu criar uma personalidade muito marcante e emblemática para o personagem, mudando até o jeito como caminhava pelas ruas.
Se você gosta de filmes futuristas de ficção cientifica, vai adorar Ghost In The Shell.
Divirtam-se
Lançamento
2017
Gênero
Ação, Ficção Científica
Disponível
Prime Vídeo
Elenco
Scarlett Johansson como Motoko Kusanagi
Johan Philip Asbaek como Batou
Michael Pitt como Kuse
Juliette Binoche como Dr. Ouelet
Takeshi Kitano como Daisuke Aramaki
Direção
Rupert Sanders
Produtores
Avid Arad, Steven Paul, Mitsuhisa Ishikawa, Michael Costigan, Jeffrey Silver