“Terra Noturna” – A Quarta Temporada de True Detective
Desde já, “Terra Noturna” é a quarta temporada da série investigativa “True Detective”. Além disso, nessa temporada temos como protagonista Jodie Foster interpretando o personagem da detetive Liz Danvers. Mais uma vez vemos o poder do drama investigativo e o suspense psicológico já característico da série. Lembrando que cada temporada temos histórias e personagens completamente diferentes, são tramas independentes.
Além do mais, a primeira temporada foi lançada em 2014, de lá pra cá cada temporada explorou crimes perturbadores em cenários diferentes. Por isso “Terra Noturna” continua no mesmo ritmo, novos personagens e uma ambientação ainda mais obscura e implacável.
Narrativa
Agora, nessa temporada os eventos acontecem no Alasca, com noites intermináveis e um clima de tensão psicológico constante. Nossa protagonista Liz Danvers é uma detetive inteligente e experiente, mas com temperamento difícil de lidar, ela não luta apenas contra o crime mas também contra seus demônios internos. Nesse sentido, a narrativa se torna tensa e cheia de reviravoltas, Terra Noturna é uma série que consegue nos deixar colados na poltrona a espera dos próximos acontecimentos, episódio após episódios somos compelidos a entender o que está se passando com a trama.
Uma História Sinistra
Aliás, a história da série se passa na cidade fictícia de Ennis, o inicio de tudo se dá com o desaparecimento misterioso de seis cientistas que trabalham num centro de pesquisa afastado da cidade. Além disso, tudo acontece em uma época do ano em que o sol quase não aparece, com um frio implacável e o isolamento extremo, a detetive Danvers é levada a investigar o caso do desaparecimento sinistro do grupo, naquele momento onde o clima se mostra implacável e mortal.
Acima de tudo, essa temporada apresenta uma ambientação única em um lugar inóspito e isolado do Alasca, é quase como se a cidade fosse um personagem a parte na história. Assim como, o ambiente, a escuridão constante, o clima sombrio e o frio extremo ajudam a dar a sensação de tensão e suspense constante durante as cenas.
Contudo, outros personagens como a detetive Evangeline Navarro, Hank Prior e Peter Prior completam o elenco principal com atuações excelentes, Todos apresentam nuances de personalidade complexas e com histórias mal resolvidas em suas vidas. Além do mais, a busca pela verdade une todos, mas de pontos de vista diferentes, é preciso entender cada personagem para saber o rumo que a narrativa vai tomar. Interesses e corrupção também criam uma teia de acontecimentos que acabam atrapalhando as investigações e interferem nas relações pessoais entre eles.
Mistério Perturbador
Entretanto, tudo fica ainda mais complexo quando de forma sinistra os corpos dos desaparecidos são encontrados. Com isso, muitas perguntas são levantadas sobre a cena do crime, como e porque os corpos foram levados para aquele local? Qual a motivação? Teria sido um crime ou estavam sob efeito de drogas?
Os corpos foram encontrados, mas não significa que a detetive Danvers não terá muitos problemas, seus superiores a pressionam a enviar o caso para outra cidade mais preparada para fazer todos os exames e testes necessários nos corpos. Enquanto isso, Danvers trabalha com várias hipóteses e lida com a pressão de seus colegas que exigem respostas rápidas.
Narrativa
Certamente, com um enredo tão misterioso, também teremos uma narrativa complexa e tensa, todos os episódios são recheados de diálogos intensos e verdadeiros, os problemas pessoais dos personagens consegue nos envolver sem perder o foco principal da história. Além do mais, a narrativa foi muito bem construída em torno do foco da história que é o crime contra os cientistas do centro de pesquisa, sem deixar de abordar os aspectos humanos de cada personagens.
Contudo, a trama consegue deixar a narrativa mais intensa quando outro crime sem solução de anos atrás é relacionado com o dos cientistas, teorias apontam para que os dois crimes estejam ligados, a detetive Navarro que tem o caso anterior como uma questão pessoal leva tudo muito a sério e pressiona Danvers a seguir pelo mesmo caminho.
Roteiro
Agora, vemos que a personagem de Jodie Foster, a detetive Liz Danvers, foi muito bem explorado na série, o roteiro revela sua força e suas inseguranças, seus problemas de relacionamento com a enteada, tudo apresentado ao espectador gradualmente. Com isso, cada episódio adiciona camadas de mistério enquanto revela o caráter da protagonista. Além do mais, o mistério do crime foi entrelaçado com a complexidade da personagem e nos leva a refletir sobre o mistério humano.
Conclusão
Primeiramente, não podemos comparar “Terra Noturna” com as outras temporadas de “True Detective”. Aqui vemos uma ambientação muito mais carregada e misteriosa, a própria cidade de Ennis tem sua personalidade Sombria e Escura. Aqui também é abordado a questão do preconceito e diferenças sociais. Nesse sentido, a série foi capaz de inovar e nos surpreender, com uma narrativa que se adaptou ao ambiente e ao perfil dos personagens.
Com uma direção e produção muito boas a série é um primor de qualidade, tenho certeza que se você gosta de enredos baseados em investigação e mistério, Terra Noturna vai te agradar muito.
Divirta-se
Lançamento
2024
Gênero
Investigação, Suspense
Disponível
MAX
Elenco
Jodie Foster como Liz Danvers
Kali Reis como Evangeline Navarro
John Hawkes como Hank Prior
Christopher Eccleston como Ted Crsaro
Fiona Shaw como Rose Aguineau
Finn Bennett como Peter Prior
Anna Lambe como Kayla Malee
Direção
Issa López
Produtor
Nic Pizzolatto, Matthew McConaughey, Woody Harrelson