“Armadilha” – Quando um Psicopata assume a Personalidade de um Pai Amoroso
Inicialmente, o filme acompanha Cooper, um pai comum que leva a filha para assistir a um show de música pop. Porém, com o decorrer da apresentação o clima vai ficando cada vez mais tenso e perturbador até um ponto de ruptura.
O Inicio
Agora, o filme “Armadilha” começa com adolescentes nas ruas em festa indo para um show com a estrela do momento, Lady Raven. A princípio, a atmosfera do filme é animada e descontraída, Cooper e sua filha conversam enquanto caminham para o portão de entrada da casa de eventos onde acontecera o show. Porém, com o decorrer do espetáculo percebe-se uma movimentação anormal de policiais e agentes de segurança, aos poucos Cooper demostra preocupação, e dissimuladamente começa a procura por informações.
Tensão
Nesse ponto, Cooper se da conta que o local está lacrado e apenas pessoas autorizadas podem sair para fora, sistematicamente policiais abordam homens entre 30 e 40 anos para saírem de seus assentos e serem levados para um local reservado. Além disso, a figura de uma mulher que demostra ser a responsável pela operação deixa a atmosfera ainda mais tensa e suspeita.
Com isso, Copper começa a agir de forma tão estranha que até sua filha começa a se questionar se o pai está bem.
Agora, Cooper começa a usar de várias artimanhas para se camuflar com os funcionários do evento e conseguir informações sobre o motivo de tudo aquilo.
Narrativa
Além do mais, O filme brinca com as expectativas do espectador, a cada cena, novos eventos vão caminhando para uma conclusão assustadora e terrível. Nesse sentido, nós começamos a perceber que o que parecia claro começa a se tornar nebuloso e improvável. As duas faces do protagonista é um ponto alto do filme. Além disso, a interpretação do ator “Josh Hartnett” como Cooper é um presente para nós espectadores.
Por isso, todo o aspecto visual do filme tem um significado importante para o decorrer dos eventos, desde o início descontraído nas ruas até o local do show, e seguindo depois para locais abertos como muita gente nas ruas. A tensão dos personagens e a frieza de Cooper diante do cerco que vai ficando cada vez mais fechado.
Contudo, um ponto interessante a ser observado, é como o diretor usa os espaços físicos para criar um ambiente claustrofóbico e opressivo. Com isso, ele da destaque ao local do show que está lotado, as ruas escuras e os corredores apertados intensificam a sensação de perseguição.
Vale ressaltar, que o filme tem uma tensão psicológica crescente, o que nos prende a atenção o tempo todo. Além do mais, são abordados questões sociais, como a mídia e a super valorização do sucesso dos artistas. Por isso, a personagem Lady Raven é uma amostra de como a fama e o sucesso exercem fascínio nas pessoas, ao mesmo tempo que pressiona e sufoca os artistas e suas vidas pessoais.
Conclusão
Em outras palavras, o filme “Armadilha” a principio com as primeiras cenas, parece ser um filme comum, contudo, no decorrer da história a narrativa toma rumos inesperados e surpreendentes. Todavia, as atuações são muito boas e merecem destaque, a direção do longa também foi muito boa e competente. Além do mais, vale ressaltar a mensagem sobre a importância de entendermos que nunca sabemos realmente o que está por trás das pessoas que fazem parte da nossa rotina, nem do que elas realmente são capazes.
Divirtam-se
Lançamento
2024
Gênero
Ação, Suspense
Disponível
MAX
Elenco
Josh Hartnett como Cooper
Saleka como Lady Raven
Alison Pill como Rachel Abbott
Ariel Donoghue como Riley Abbott
Jonathan Langdon como Vendor
Direção
M. Night Shyamalan
Produtores
Ashwin Rajan, Marc Bienstock, M. Night Shyamalan, Steven Schneider