“A Queda da Casa de Usher”: O Terror Gótico e a Destruição de uma Dinastia na Netflix
Inicialmente, essa é uma minissérie americana de drama e terror criada por Mike Flanagan. Lançada na Netflix em 12 de outubro de 2023, os episódios foram dirigidos por Flanagan ou Michael Fimognari, sendo este último também o diretor de fotografia de toda a série.
Além disso, foi baseada nos contos de Edgar Allan Poe, a série apresenta eventos sobrenaturais e uma narrativa envolvente e rica em suspense, tragédia e o sobrenatural.
Por isso, a queda da dinastia Usher é o tema central que guia a história de forma perturbadora.
O Enredo
Primeiramente, tudo gira em torno dos irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline Usher (Mary McDonnell), juntos os dois construíram uma dinastia familiar poderosa e influente, prosperando cada vez mais ambos protegem seus interesses pessoais e familiares, garantindo assim um futuro promissor para si e para seus herdeiros.
Contudo, a queda dessa dinastia se dá quando os herdeiros dos Usher começam a morrer de formas misteriosas e inexplicáveis, desencadeando uma série de eventos sombrios.
Além disso, a narrativa de cada episódio e muito bem elabora nos levando a um suspense crescente e assustador, cada segredo escondido vai sendo revelado aos poucos criando um clima de tensão. O declínio começa com a chegada de Roderick Usher a sua casa ancestral onde eventos sinistros se passaram quando ele e sua irmã ainda eram crianças e cuidavam de sua mão doente. As lembranças do passado conspiram para a destruição de tudo que foi construído por ele e sua irmã.
Atmosfera Opressiva
Contudo, essa atmosfera gótica apresentada na arquitetura construída e nos corredores sombrios ajudam a nos levar mais a fundo no clima da série. Os cenários contribuem para que tudo fique mais pesado e tenso ao passo que a narrativa é guiada passo a passo, episódio por episódio a um desfecho perturbador. A transição entre as cenas é precisa e nos mantem presos em nossas poltronas apreensivos com os rumos que a história vai tomando.
Além dos protagonistas o elenco conta outros personagens também muito importantes para cada evento nos episódios, interpretações com profundidade e envolventes torna a narrativa ainda mais carregada e emocionante.
A Queda
Assim, a ruina da família vai além das mortes, tudo começa a ser revelado aos poucos, cada sujeira, os pecados, os segredos, também o que essa família representava na sociedade, todo o poder e ambição e tudo que foi feito a qualquer preço para conseguir chegar ao topo.
A série faz transições suaves entre o presente e o passado, revelando aos poucos os segredos da família. Tanto a fotografia quando a trilha sonora são um show a parte, a qualidade desses dois elementos ajudam a criar resultado final primoroso.
Impacto
De fato, a série foi bem recebida pela critica e pelos espectadores desde o seu lançamento, também é vista como uma das melhores adaptações da obra de Edgar Allan Poe. Graças a uma narrativa envolvente, atuações poderosas e a direção competente podemos nos deliciar com essa história marcante e assustadora.
Conclusão
“A Queda da Casa de Usher” é uma série primorosa, a forma como a história é contada leva o espectador a se envolver com os personagens e aguça nossos sentidos, a produção é impecável, a direção, cenários e performances dos atores são acima da média. Nem tudo são flores é claro, mas com certeza é uma obra que vale a pena ser assistida e venerada.
Sente na sua poltrona e se acomode, se prepare por que você vai querer maratonar todos os episódios.
Divirtam-se.
Lançamento:
2023
Gênero:
Terror, Suspense
Disponível:
Netflix
Elenco:
Bruce Greenwood como Roderick Usher
Mary McDonnell como Madeline Usher
Carla Gugino como Verna
Kate Siegel como Camille
Rahul Kohli como Napoleon Usher
Samantha Sloyan como Tamerlane Usher
Mark Hamill como Arthur Pyn
Henry Thomas como Frederick Usher
Direção:
Mike Flanagan
Michael Fimognari
Produtores:
Trevor Macy, Mike Flanagan, Michael Fimognari, Emmy Grinwis